Comportamento canino – Como entender os cães?

comportamento-canino-caes-cachorros-fisiologia-emocoes-o-que-fazer

Comportamento Canino

É principalmente a linguagem corporal do cão que ajuda a entender o que o dono do cão está tentando transmitir. Além da linguagem corporal, os cães também usam vocalizações para se expressar. Aqui estão algumas informações sobre a sua linguagem corporal. Abanando a cauda: Cães costumam expressar sua emoção e felicidade por abanando o rabo, mas não há a necessidade de prestar atenção à maneira pela qual eles abanam o rabo.

adestramento-de-caes-em-sao-paulo-spSe o cão está feliz, a cauda vai estar se movendo de lado. Mesmo a traseira do cão vai se mexer. Este é o comportamento mais comum ou gesto exibido por um cão. Os cães normalmente apresentam tal comportamento quando vêem seu proprietário depois de um longo tempo, e também quando vislumbram seu deleite favorito ou alimento. Se o cão está abanando o rabo em movimentos curtos e rápidos,isso pode ser um sinal de agressão. Fique longe de o cão se a cauda é erguida, e parece tensa e dura. Estes podem ser os sinais de um ataque iminente.

Leia mais: Cachorros que latem demais. Como diminuir essa reação dos cachorros?

Escavação:

Indo é um comportamento muito comum em cães. Ao escavar é muito comum em raças de cães de caça,e a maioria das raças entram em cavar. Cães geralmente cavam para esconder algumas de suas posses favoritas, como ossos ou brinquedos, que gostariam de caçar para mais tarde. Eles podem até cavar fora de tédio. Outra razão por trás da escavação pode ser a necessidade de entrar em atividade física. Quando deixados sozinhos por longos períodos, os cães podem sofrer de ansiedade de separação. Quando confinado, o cão pode tentar escapar. Latidos frequentes, mastigação, escavação e sujar casa quando deixados sozinhos são alguns dos sinais de ansiedade de separação. Aproximadamente 14% dos cães nos EUA podem apresentar um ou mais sinais de ansiedade de separação.

Sniffing:

Sniffing é um comportamento instintivo em caninos. Os cães têm um sentido muito forte de cheiro. Seu sentido do olfato é altamente desenvolvido. Farejando os ajuda a entender o seu espaço. Eles cheiram para adquirir o cheiro de outros seres humanos e cães. Embora muitas vezes lambam  para mostrar afeto, eles também podem lamber para processar a informação sobre essa pessoa. Isso ajuda a identificar para os cães  a pessoa no futuro.

Saltando:

Jumping é mais comum em filhotes do que em cães. É uma forma de mostrar afeto e emoção. Pode ficar problemático quando eles saltam com muita freqüência, o que pode ser a de atrair a atenção. No entanto, salto até poderia ser uma maneira de afirmar dominância.

Leia mais: Cachorros bagunceiros e agitados. O que fazer?

Cortante:

Mastigar e morder é mais comum em filhotes que apresentam esse tipo de comportamento quando estão em dentição. Um cão adulto pode morder se ele se sente assustado ou quando ele está tentando proteger-se ou proteger seu território. Rosnando, lunging  e mordendo são todos sinais de agressão. Incidência de morder pode ser maior em determinadas raças. O treinamento adequado é necessário para modificar tal comportamento.

Marca:

Você pode ter visto que os cães tendem a urinar em pneus de carro ou grama. Esta é uma maneira de marcar seu território. Se você perceber que seu cão fareja torno de um lote e urina em intervalos freqüentes, ele o faz para se comunicar com outros cães e para marcar os lugares de modo que ele encontre seu caminho de volta para casa no caso de ele se perder.

Vocalizações

Latido:

Este é provavelmente o comportamento mais natural e normal exibido por caninos. Os cães ladram a ameaçar estranhos e para impedi-los de entrar na casa. Eles latem para comunicar a chegada de um estranho ou alguém que conhece, e também para se comunicar com outros cães. No caso de cães que sofrem de ansiedade de separação, a voz é normalmente alta. Latido excessivo, no entanto, é um problema comportamental e deve ser corrigido com formação adequada.

Leia mais: O que os cachorros fazem quando estão sozinhos em casa?

Lamentar-se:

Cães principalmente lamentam quando querem algo ou estão em necessidade desesperada de alguns mimos. Eles podem queixar-se apenas para atrair a atenção. Eles também podem se queixar quando entram em pânico. Eles podem lamente expressar medo ou dor. Eles podem choramingar quando se sentem negligenciados.
Rosnando: Os cães podem rosnar enquanto jogam, mas rosnando até poderia ser seguido de um ato de agressão. Isso pode realmente ser um aviso para parar o que você pode estar fazendo no momento.

Vociferante:

Os cães podem uivar em resposta a determinados sons. Eles podem uivar quando ouvem o som de sirenes. Eles podem uivar quando estão sob estresse.
Problemas comportamentais em cães
Há certos problemas de comportamento que um proprietário do cão deve saber, a fim de que estes problemas podem ser evitados através da modificação do comportamento do cão com a ajuda da formação.

Agressividade:

A agressividade é o problema mais comum de comportamento em cães e há diferentes tipos de agressão do cão. Esse tipo de comportamento pode prejudicar você, assim como outras pessoas, especialmente as crianças ao seu redor. Latido excessivo, mordendo, rosnando e mastigação destrutiva são alguns dos sinais de agressão em cães.

Leia mais: Brigas entre cachorros da mesma casa. O que fazer?

Puxar a coleira:

A maioria dos cães puxam a coleira para afirmar o fato de que eles são os líderes e vão mostrar o caminho. Este problema comportamental deve ser evitado anteriormente com treinamento e reforço.

curso-de-adestramento-de-caesMicção e defecação inadequadas:

Quando seu cão urina ou defeca na casa, apesar de ser para toalete treinado, ele pode estar tentando transmitir seu descontentamento em certas coisas, como ser deixado sozinho ou com uma mudança na alimentação. Isso  pode ser corrigido com treinamento comportamental. Faça consultar um veterinário como uma condição médica subjacente pode estar por trás desse comportamento.

Compreender e modificar o comportamento canino irá ajudá-lo a aprofundar a sua ligação com o cão e vai tornar a vida do seu cão como animal de estimação muito mais fácil. Os cães podem exibir gestos para chamar a atenção de alguém, no entanto estas tentativas se não for controladas, enquanto o cão ainda é um filhote, podem  mais tarde  tornar-se um problema que precisa ser tratado.

O adestrador de cães Daniel Sawaguchi orienta os seus clientes a estudarem as raças de seus cães, pois cada raça possui alguns comportamentos mais relevantes do que outras e se não for trabalhado adequadamente, o problema tende a piorar. Muitos donos acreditam que o comportamento do seu cão não tem mais solução, pois já tentaram várias técnicas e de nada adiantou. Para todos os casos, existe uma solução! Alguns precisam de mais tempo e outros irão precisar ser utilizadas técnicas mais avançadas de adestramento. O adestrador Daniel Sawaguchi utiliza várias técnicas avançadas, pois uma técnica pode ser muito útil para um cão e inefiz para outros.

pet-shop-fotos-imagens fotos-imagens-clinica-veterinaria-veterinarios
fotos-imagens-adestramento-de-caes-sao-paulo-sp fotos-imagens-dog-walker-em-sao-paulo-sp

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s