Cachorros latindo demais! Como diminuir os latidos dos cães?

cachorros-caes-latem-latir-latidos-evitar-por-que-causas

Latir demais pode ser prejudicial aos cães

fotos-imagens-adestramento-de-caes-dog-walkerAlém de prejudicar a paz dos vizinhos e a nossa, cães que latem em excesso se prejudicam. Latidos crônicos causam tanto estresse ao animal que podem prejudicá-lo fisicamente. O cachorro pode passar a sofrer desde úlceras até problemas em seu sistema imunológico.
Latir em demasia é um problema que, para ser resolvido, geralmente necessita da ajuda do dono, pois torna-se um ciclo vicioso – quanto mais o cachorro Iate, mais ansioso ele fica e passa a latir cada vez mais furiosamente. Isso pode irritar os vizinhos de tal maneira que, não encontrando outros meios para se livrar do problema, poderão tentar envenenar o animal.

Latidos podem ser úteis 

Devemos lembrar que o problema só existe quando o cão Iate em excesso. Se ele latir quando um ladrão estiver invadindo sua casa, se o gás estiver vazando ou, ainda, se sua casa estiver pegando fogo, isto certamente poderá significar a sua vida!
Portanto devemos apenas controlar os latidos de nosso cão, não eliminá-los.

Leia mais: Cachorros latindo! Você sabe o que os cães fazem sozinhos em casa?

cachorros-caes-latir-latem-motivos-evitar-por-que-parar-problemasElimine as causas do comportamento de latir

A metodologia correta para se modificar um comportamento é primeiramente entender por que ele acontece, para podermos eliminar as causas e, aí sim, controlar o problema, caso ele não desapareça sozinho. Se a causa do problema não for resolvida, ocorrerá a transferência, ou seja, ao controlarmos um problema surge um novo problema. Imagine que seu cão Iate por estar ansioso, então você o reprime e ele pára de latir, mas começa a cavar o jardim, e assim por diante.

Leia mais: Comportamento canino. Como entender melhor o comportamento dos cães?

Motivos que possam estar levando seu cão a latir em excesso: proteção (da propriedade, de sua ninhada, etc.); provocação por parte de pessoas que estejam 
fora de sua propriedade; isolamento;
 alívio de estresse (o que acaba por piorá-lo); medo;
 brincadeira;
 fome, sede ou algum outro desconforto; desejo de chamar a atenção.

Identificada a causa ou as causas, tente eliminá-las. Muitas vezes a causa que leva seu cão a latir é a recompensa que se segue ao latido. Antes de tentar avaliar qual é o problema que perturba seu cão, certifique-se de que ele está saudável (leve-o ao veterinário), bem alimentado e fazendo exercícios pelo menos três vezes por semana para se desestressar.
Todo cão para ser saudável necessita, além de uma boa ração, acesso a algum tipo de convívio. Cães são animais sociais que necessitam de companhia: caso fiquem trancados ou afastados da família por muito tempo certamente terão problemas.


Ensinando o cachorro a parar de latir toda vez que a campainha tocar.

O adestrador de cães Daniel Sawaguchi, ensina uma técnia aos seus clientes bastante funcional. Peça para um desconhecido tocar a campainha. Nessas horas é importante estar ao lado do cão e observar o seu comportamento e saber oferecer o petisco no momento certo para que ele possa associar a campainha a uma coisa boa. Outro exercício interessante é o desconhecido jogar um petisco por baixo da porta caso o cão pare de latir.

Caso o seu cão costuma latir para as  visitas, deixe alguns petiscos com eles e faça eles entregarem ao cão. Pode acontecer, do cachorro não querer pegar o petisco da visita, e isso não acontece de uma hora para outra. É necessário um treinamento de socialização com pessoas desconhecidas para que o cão acostume-se a ganhar confiança diante essa situação.

Esse exercício costuma funcionar bastante, mas acontece de uma técnica não ser eficaz com alguns cães, e será preciso uma avaliação de um adestrador para aplicar um exercício mais adequado.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Tema: Soho por Viva Themes.
%d blogueiros gostam disto: