Cachorro ou gato pressionando a cabeça contra a parede? Corra para o veterinário!

Cães ou gatos que pressionam a cabeça contra a parede!

O que fazer quando o seu cão ou gato encosta a cabeça no muro

Fonte: Daia Florios – Greenme

presscabeca4Este é o apelo aos donos de animais de estimação lançado no Facebook por Steunpunt voor Dieren, uma associação holandesa para a proteção de animais.

Conhecido como “headpressing” , este comportamento é caracterizado pelo ato compulsivo de pressionar a cabeça contra uma parede ou outro objeto, sem motivo aparente.

A explicação é particularmente alarmante. Aparentemente, um cão ou gato que empurra a cabeça contra uma parede (muro ou similares), sem um motivo aparente (como para brincar ou se coçar) poderia estar sofrendo uma lesão cerebral, intoxicação, câncer, infecções, viroses e muitas outras doenças graves as quais somente um médico veterinário poderia identificar.

Leia mais: Cachorros com falta de ar, convulsões e dores! Corra imediatamente para o veterinário!

Conforme nos explicou a médica veterinária Dra. Julia Florios, geralmente este tipo de comportamento está associado a lesões neurológicas nos animais. Estas lesões podem ocorrer com mais frequência em animais idosos ou que já tiveram algum histórico de convulsões ou similares e também está associado ao estágio final de determinadas doenças, onde os sinais neurológicos são os últimos sintomas da doença em estado avançado. Por esta razão é importante socorrer o animal da forma mais rápida possível. Antes deste sintoma porém, muitos outros podem aparecer dependendo de cada tipo de doença e de cada cachorro ou gato. O ideal é que as consultas veterinária sejam feitas periodicamente para evitar surpresas desagradáveis.

cao-cachorro-caes-pressionando-encostando-cabeca-contra-parede-veterinario-okamixO veterinário deve ser acionado com urgência se o headpressing for observado. Ele irá fazer um diagnóstico que inclui um exame na retina e outras estruturas na parte traseira do olho, o que pode indicar doenças infecciosas ou inflamatórias, bem como irregularidades no cérebro. Outros testes prováveis ??são de pressão arterial medições para testar para a pressão arterial elevada, e tomografia computadorizada (TC) ou a ressonância magnética (RM) do cérebro. O veterinário irá também incluir uma análise de urina (que podem revelar um problema com o sistema metabólico), e ensaios para a concentração de chumbo no sangue (o que pode indicar toxinas no organismo).

Mas o que este comportamento significa? Isto indica geralmente danos no sistema nervoso, o que pode ser resultado de diversas causas, entre elas a doença prosencéfalo, na qual o encéfalo frontal e o tálamo do cérebro estão danificados. Outra possibilidade é o envenenamento tóxico ou problemas de fígado.

doacao-cachorro-raca-shih-tzuSegundo o médico veterinário Grant Nisson, de West River, Maryland (Estados Unidos), o fígado é responsável pela retirada de toxinas do sangue. Quando o funcionamento é comprometido, as toxinas ficam no sangue e entram no cérebro, fazendo com cães e gatos ajam estranhamente.

Em animais jovens, o ato de pressionar a cabeça é associado a uma derivação do fígado extra-hepática, uma anomalia genética em que o fluxo de sangue para o fígado é redirecionado por um vaso sanguíneo anormal fora do órgão, de acordo com Karen Munana, professora associada de neurologia na North Carolina State University College de Medicina Veterinária em Raleigh (Estados Unidos). A salivação, perda de visão e o crescimento lento durante os primeiros meses também se enquadram nos sintomas.

Já nos animais mais velhos, a cabeça contra a parede pode ser sinal de cirrose, um problema grave do fígado que pode ser causada, entre outras coisa, pelo uso a longo prazo de alguns medicamentos.

Animais com encefalite – inflamação no cérebro – também têm atitudes estranhas. Deena Tiches, neurologista veterinária de Gaithersburg, Maryland (Estados Unidos), explica que infecções virais como cinomose ou raiva afetam o cérebro, da mesma forma que algumas infecções bacterianas.

Os tumores cerebrais são outra possibilidade. À medida que estes tumores crescem, começam a pressionar tecidos dentro do cérebro, alterando o funcionamento do órgão. Por isso, animais com este problema andam em círculos e pressionam a cabeça.

pet-shop-fotos-imagens fotos-imagens-clinica-veterinaria-veterinarios
fotos-imagens-adestramento-de-caes-sao-paulo-sp fotos-imagens-dog-walker-em-sao-paulo-sp
okamix fotos-okamix

2 comentários em “Cachorro ou gato pressionando a cabeça contra a parede? Corra para o veterinário!

  1. Boa noite! Preciso doar minha cachorrinha. Mudamos para um apartamento e ela não está se adaptando. Gostaria de saber se conhecem alguém que possa cuidar com espaço adequado.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s